Os painéis solares fotovoltaicos captam a luz do sol durante o dia e geram energia. Para que haja melhor eficiência na conversão da radiação solar para energia elétrica é imprescindível que as placas tenham incidência direta de luz, pois, quanto mais radiação direta o painel solar recebe, mais energia elétrica será gerada. O resultado disso é a produção de corrente elétrica contínua que será posteriormente enviada para o inversor.
O Inversor é o coração do sistema. É o grande responsável por transformar corrente contínua (que vem das placas), para corrente alternada, que é o padrão de energia da rede local, que utilizamos em nossas casas e empresas. Nossos inversores possuem plataformas inteligentes onde nosso cliente pode monitorar via web ou smartphone (app) o quanto de energia está gerando e o quanto está consumindo.
O medidor bidirecional é um componente essencial para os sistemas de energia solar fotovoltaica conectados à rede das concessionárias de energia elétrica. Ao contrário do medidor convencional (também chamado de relógio de energia), o medidor bidirecional mede não só a energia consumida, mas também mede a quantidade de energia injetada na rede elétrica pelo sistema solar. Ou seja, durante o dia o medidor contará quanto de energia foi gerada pelas placas e enviado para a rede elétrica, já durante a noite ou em dias nublados o medidor mede quanto de energia foi consumido pela casa.
Através dos créditos gerados pela produção de energia fotovoltaica durante o dia será compensado a noite, e caso gere mais energia do que consuma esse excedente é enviado para a rede elétrica fazendo com que você obtenha créditos energéticos